“O homem tem que controlar seus pensamentos antes de poder controlar a natureza.” (Paramahansa Yogananda)

6 de março de 1938

Os cataclismas que subitamente ocorrem no seio da natureza, provocando devastações e danos em massa, não são “obras de Deus”. Essas catástrofes resultam dos pensamentos e ações dos homens.
Onde quer que o equilibrio vibratório do mundo entre o bem e o mal seja perturbado por um acúmulo de vibrações nocivas, resultantes de pensamentos e procedimentos errôneos do homem, veremos destruições como as que experimentamos recentemente (1938)
O mundo continuará a ter guerras, calamidades naturais até que todos os povos corrijam seus erros de pensamento e de comportamento. As guerras ocorrem não por uma ação divina fatal, mas pela disseminação do egoismo natural. Elimine-se o egoismo- individual- industrial, politico, nacional e não haverá mais guerras.
Quando a materialidade predomina na consciência do homem, há uma emissão de raios negativos sutis, seu poder cumulativo perturba o equilíbrio elétrico da natureza, e então ocorrem terremotos, enchentes e outros desastres. Deus não é responsável por eles!
O homem tem que controlar seus pensamentos antes de poder controlar a natureza.

(do livro A ETERNA BUSCA DO HOMEM , de Paramahansa Yogananda, PAG. 304)

“O homem-kosmos, o homem-mundus, o homem-univérsico” (Huberto Rohden em Filosofia da Arte – A metafísica da verdade revelada na estética da beleza)

“Bom é o homem que está dolorosamente harmonizado com o Infinito.
Belo é o homem que está gozosamente harmonizado com o Infinito.
Entretanto, não nos esqueçamos, essa harmonia, tanto a dolorosa como a gozosa, supõe um estado consciente e livre; a natureza inconsciente, embora harmonizada com o Todo, não está nem dolorosa nem gozosamente harmonizada, porque se acha em estado neutro, de harmonia inconsciente.
Logo, não podemos incluir a natureza inconsciente na designação do bom e do belo.
Um ser consciente e livre está, pois, no plano do bom quando harmoniza conscienciosamente com o Todo, mas ainda com dificuldade e sacrifício. Esta dificuldade, esta sacrificialidade, têm algo de feio, por implicar um dever difícil, forçado, mantido com sofrimento. Tudo que envolve dificuldade, sofrimento, sacrifício, virtuosidade, dever compulsório, não é belo, embora possa ser bom.
O ser-belo é o esplendor do ser-bom. A beleza é a exultante leveza da bondade.
Quando Mahatma Gandhi disse que “a verdade é dura como diamante e delicada como flor de pessegueiro”, teve ele um momento de grandiosa visão da filosofia da arte; percebeu que o homem perfeito não é apenas bom, mas que ele é jubilosamente bom, isto é, belo.
O homem bom é dolorosamente austero.
O homem perfeito é sorridentemente austero, a dureza diamantina de sua verdade culminou na delicada leveza de uma flor de pessegueiro.
Há homens alegremente maus – os profanos.
Ha homens alegremente bons – os homens-perfeitos, os homens-cósmicos.
O homem profano, alegremente mau, não é talento nem gênio.
O homem virtuoso, tristonhamente bom, pode ser um talento, mas não é um gênio.
O homem cósmico, alegremente bom, é um gênio – é ele o homem belo, o homem puro, o homem-kosmos, o homem-mundus, o homem-univérsico.”
(extraído de Filosofia da Arte – A metafísica da verdade revelada na estética da beleza, de Huberto Rohden, ed. Martin Claret)

“Para o homem superior, é indiferente que a morte esteja próxima ou distante. Ele aprimora-se, aguarda sua sorte e assim consolida seu destino.” (I Ching)

“Sob a luz do sol poente
os homens ou batem no caldeirão e cantam,
ou suspiram em voz alta à aproximação da velhice.
Infortúnio.
Finda o dia. A luz do sol poente lembra o aspecto condicionado e transitório da vida. Nesta falta de liberdade exterior os homens com freqüência perdem também sua liberdade interior. A transitoriedade da existência ou os impele a uma euforia desenfreada, a fim de gozar a vida enquanto ela dura, ou se deixam levar pela tristeza e desperdiçam um tempo precioso lamentando a aproximação da velhice. Ambas as atitudes são erradas. Para o homem superior é indiferente que a morte esteja próxima ou distante. Ele aprimora-se, aguarda sua sorte e assim consolida seu destino.”

(Hexagrama 30, LI, Aderir (fogo), I Ching, O Livro das Mutações, tradução de Richard Wilhelm)

CH´IE MODÉSTIA

O Mestre disse: “A maior generosidade é a de um homem que não se vangloria de seus esforços e que não conta seus méritos como virtude”. Isso significa que, apesar de todos os seus méritos, ele se subordina aos outros. nobre por natureza, reverente em sua conduta, o homem modesto impõe o mais profundo respeito, e por isso ele é capaz de manter sua posição.”

Conselhos para viver bem: Harvard University e Cambridge University

Fonte: http://dicascuriosidadesemais.blogspot.com/2009/05/conselhos-da-harvard-e-cambridge.html
As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual
1- Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória… Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova… Leia um livro e memorize parágrafos.
11- Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- Rir. Uma boa gargalhada é um ‘mini-workout’, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando . Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coron árias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18- Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
19- Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-Comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
– Pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
– Ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm c ontato com a família.
– Conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o ‘ser’ sobre o ‘ter’ têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.
Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos… É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:
‘Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável’!