“O físico C. F. von Weizäcker disse que ‘o homem tenta penetrar na verdade factual da natureza, contudo, em suas insondáveis profundezas, de súbito, como em um espelho, encontra a si mesmo.’
Jung se interessou pela alquimia e seu simbolismo, pois ela conduz à unidade da psique e da matéria, sendo ambas expressões diferentes de uma única realidade central. A alquimia partilha isso com a astrologia, pois os planetas espelham eventos externos, estados corpóreos e processos psíquicos.
Com efeito, os alquimistas calculavam o momento adequado para suas experiências segundo os ciclos planetários, acreditando que ‘para tudo há ocasião, para cada propósito sob o céu há um momento.’ Assim, há momentos favoráveis e desfavoráveis para lidar com a natureza ou para trabalhar com a psique, como sabem o astrólogo e o terapeuta.
Os alquimistas desejavam transformar a substância básica da natureza humana, a prima materia que, segundo a Igreja ensinava, era fixa e inalterável, para libertar seu potencial essencial e divino.
Do ponto de vista da Igreja, a única esperança do indivíduo consistia em reprimir ou transcender sua fera mentecapta, enquanto os alquimistas se preocupavam em confrontar e integrar os elementos sombrios
em nosso interior. Assim, Jung descobriu um paralelo com o trabalho de psicoterapia: a sessão terapêutica corresponderia ao cadinho alquímico, contendo as substâncias com que se iria trabalhar.
A imagem da contenção é muito importante, pois apresenta um caminho intermediário entre repressão e possessão, referindo-se à capacidade que a consciência tem de trazer alguma coisa a lume e de mantê-la ali pelo tempo necessário para sua transformação.
Se, como o cadinho alquímico, pudermos conter nossas paixões primitivas quando forem libertadas – ou seja, sem nos separarmos delas nem pô-las em prática – então, na linguagem alquímica, começaremos a formar ouro, uma força interior que pode lidar com a vida de modo mais criativo.”
(extraído de Imagens da psique, de Christine Valentine, Ed. Siciliano)
I am truly thankful to the holder of this website who
has shared this wonderful post at here.