Arthur C. Clarke mapeia os próximos 95 anos

Transcrevo aqui pensamentos e previsões de um homem visionário que afetou, direta ou indiretamente, o modo como todos nós vivemos hoje, e o modo como forjei meu modo de sentir, pensar e ser, Sir Arthur C. Clarke.

“Máquinas não se importam de ficar vagando no espaço por milhares de anos. Assim, se tivermos visitantes do espaço, eles não virão em naves, mas serão naves.”
“Sei que é estranho, mas nunca me lembro de como escrevi alguma coisa. É um buraco em minha vida, uma lacuna em minha existência.”

SOBRE 2001:
“Meu livro favorito é o Canções da Terra distante. 2061 é muito melhor do que 2001. este, na verdade, não é um bom livro, pois foi escrito apenas para fazer um filme e não passa de um script glorificado.”

Stanley Kubrick sobre 2001: “Procurei criar uma experiência visual que evitasse a catalogação verbal e que penetrasse diretamente no subconsciente com um conteúdo emocional e filosófico.”
“Sempre me pareceu que a perfeita e artística ambigüidade é a melhor forma de expressão. Ninguém gosta que lhe digam nada. A ambigüidade é o produto final, quando se eliminam a superficialidade e as verdades evidentes.”

CLARKE MAPEIA OS PRÓXIMOS 95 ANOS
2010
– Apesar dos protestos a favor da privacidade, o monitoramento de toda a vida na Terra torna-se lei, criando uma espécie de Big Brother mundial que elimina todas as formas de violência.
– Um ano depois da eliminação de uma grande cidade do terceiro mundo, todas as bombas nucleares são eliminadas da Terra, por meio de um acordo internacional.
– Existência de um presidente para todo o planeta.
– A indústria automobilística sofre com a falta de petróleo e recebe um prazo de cinco anos para conseguir uma energia alternativa.

2030
– O ser humano recebe a confirmação de que não está sozinho no mundo, sendo confirmada a presença de vida inteligente em outros planetas.
– A inteligência artificial encontra-se em seu ápice, com a existência de duas formas de vida: uma biológica e outra artificial. Máquinas são capazes de se auto-replicar.
– Existência de uma moeda universal e comum a todos os países, inclusive os do terceiro mundo.
– Realidade virtual é corriqueira na vida dos seres humanos, que são capazes de experimentar todas as sensações humanas por meio de um capacete. É possível conhecer outros planetas e dimensões sem sair da Terra.

2070
– Desenvolvimento de tecnologia de transporte compatível com a velocidade da luz. Início da criação de naves com capacidade de fazer viagens interestelares.
– O trabalho da forma como era conhecido no século XX e início do século XXI não existe mais. As máquinas fazem todo o serviço braçal (seja na produção de bens, seja na execução de serviços), e o ser humano utiliza seu novo tempo livre de forma criativa. Nesse contexto, o processo de educar-se nunca termina, estendendo-se por toda a vida.
– A nanotecnologia é capaz de transformar qualquer coisa em diamante, e por isso o único bem realmente valioso é a INFORMAÇÃO. O conceito de moeda para compra e venda de produtos, bem como a poupança em moeda, para previdência e seguro, não existe mais.

2100
– Uma nova história se cria para os seres humanos com o fim do conceito AC/DC. A imortalidade humana é alcançada por meio da engenharia genética, que nesta época já codificou e dominou todos os códigos do genona humano. Fim do envelhecimento.
– Controle da superpopulação.
– A humanidade faz o primeiro contato pessoal com inteligência extraterrestre. Encontro de provas da existência de tecnologia alienígena muito mais avançada.
– Desenvolvimento de computadores centrais capazes de desempenhar funções complexas e tomar decisões, assim como o cérebro humano.
– A memória humana é armazenada em computadores e a reprodução por inseminação artificial é a mais comum.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *