Saturno no elemento ar (Saturno, de Liz Greene)

“Saturno está dignificado em Aquário, exaltado em Libra e encontra-se razoavelmente bem disposto em Gêmeos.
Seriedade, concentração e equilíbrio são qualidades tidas como atributos apropriados para a mente, e Saturno no elemento ar certamente oferece estas possibilidades.
A ‘mente científica’ – a despeito de sua perigosa inclinação para a intolerância e o preconceito – está atualmente em moda na nossa sociedade e é responsável pelos progressos tecnológicos mais importantes deste século.
Tendemos a dar grande ênfase à lógica e a olhar de través para a abordagem intuitiva ou mística da vida, pois os últimos duzentos anos de história demonstraram amplamente os perigos do caminho devocional. Esta é uma das qualidades mais extremas de Saturno no elemento ar, pois, quando é inconsciente, ele é uma personificação do intelecto objetivo e científico no seu aspecto mais separativo.
Estas qualidades, porém, não são realmente as qualidades do elemento ar; antes, são as qualidades que resultam quando não é permitido que o ar obtenha sua síntese e sua circulação natural para lá e para cá, entre mentes e entre pessoas. A grande dificuldade com Saturno no elemento ar é que ele poderá ser aceito neste tipo de disfarce estéril justamente porque este tipo de disfarce é considerado como o ápice da normalidade. Ele pode ser impedido de concluir sua tarefa de destruir e reconstruir os valores de uma determinada área da vida e as utilizações mais sutis do seu posicionamento no elemento ar talvez nunca possam ser expressadas.
Em vez disso, há a presença constante de um sentimento de solidão e isolamento, o medo aos elementos irracionais que o próprio indivíduo possui dentro de si mesmo e uma excelente capacidade de concentração e minuciosidade que oculta uma sensação de insuficiência intelectual ou um sentimento de isolamento social.
A forma básica da expressão de Saturno no homem inconsciente manifesta-se através da solidão, do medo e da frustração. Esta forma de expressão pode manifestar-se através de limitações da matéria, como acontece no caso do elemento terra, ou através do não-atendimento das necessidades de natureza sentimental, como acontece no caso do elemento água.
Quando colocado no elemento ar, Saturno se relaciona com o isolamento mental, e a pessoa que conta com a sua presença numa casa ou num signo aéreo precisa, muitas vezes, lutar contra a solidão porque acha difícil comunicar-se com os outros. Com frequência, seus pensamentos são de um tipo profundo e inquisitivo, pois seu isolamento a levará, amiúde, a questionar seus próprios valores.”
(extraído de Saturno, o Senhor do Karma, de Liz Greene, tradução de Maio Miranda, Ed. Pensamento, 1976)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *