O efeito de um planeta retrógrado é quase sempre o de trazer à tona coisas que já passaram, mas que precisam ser revisadas.
No caso de Mercúrio, que rege a comunicação, o pensamento, a palavra escrita e falada, são estes os assuntos mais afetados quando Hermes começa a “andar para trás”. Na verdade, este movimento é apenas imaginário, um fenômeno astronômico um pouco difícil de explicar.
Vamos imaginar o detentor da palavra com asas nos pés e sem noção. O que poderia acontecer com um ser desses à solta? Muitos enganos e estragos. Entre eles: contratos assinados e não cumpridos, compras e vendas mal sucedidas, palavras ditas no calor do momento, que nenhum pedido de desculpa pode apagar, ou fofoca, bochicho, confusão.
Mas também pode ser o oposto, um acúmulo de energia que impulsiona à ação.
A professora Ana Maria da Costa Ribeiro explica sobre Mercúrio retrógrado, em Conhecimento da astrologia, Ed. Hipocampo:
“Planetas retrógrados agem com a mesma situação crítica dos aspectos críticos e portanto, dão energia e ambição para realizar alguma coisa. Mercúrio retrógrado: aspectos desafiadores: maneira de comunicar impraticável, nervosismo ou exige perfeição demasiada. Redundância.”
O planeta retrógrado pode trazer situações desconfortáveis, mas estas situações foram plantadas por nós, em algum momento passado e só estão REtornando para serem REsolvidas.
Como costuma dizer a querida mestra PremTirtha: “Você pode não se lembrar, mas foi VOCÊ quem mandou o convite para tudo o que lhe acontece.”