“A felicidade é um fenômeno exclusivamente mental” (Paramahansa Yogananda)

“A busca da felicidade no lugar errado

Muitas vezes a chamada “felicidade” não passa de sofrimento disfarçado. A melhor maneira de assegurar a felicidade é não permitir que prazeres sensuais ou maus hábitos o controlem, mas refrear com firmeza uns e outros. Assim como não poderia matar a fome dando de comer a outra pessoa, não encontrará a felicidade satisfazendo as exigências constantes dos sentidos.
O excesso de luxo, longe de gerar felicidade, afasta-a da mente. Não desperdice a maior parte do tempo procurando coisas que o façam feliz. Sinta-se sempre satisfeito, tanto na luta pela prosperidade quanto depois de obtê-la. Você pode ser o rei da felicidade numa cabana ou viver torturado pela desgraça num palácio. A felicidade é um fenômeno exclusivamente mental. Primeiro, você deve implantá-la firmemente dentro de si e depois, com a infatigável resolução de ser sempre feliz, caminhar pelo mundo buscando saúde, prosperidade e sabedoria.
Má coisa é cultivar hábitos de luxo quando se tem apenas um pequeno ordenado. Não seria melhor viver com simplicidade e frugalidade, gozando da riqueza autêntica? Reserve o que ganhou honestamente, não o malbarate em jogatinas nem o perca tentando “enriquecer depressa”.
A felicidade pode ser obtida pelo exercício do autocontrole, pelo cultivo de modos simples de vida e pelos pensamentos elevados, gastando-se menos, mesmo quando se ganha mais. Esforce-se para ganhar mais a fim de ajudar os semelhantes a ajudarem-se a si mesmos.”
(extraído de Como ser feliz o tempo todo, de Paramahansa Yogananda, Ed. Pensamento)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *